Assistência Remota sem convites

Esses dias precisei elaborar uma solução[bb] de compartilhamento de desktop[bb] entre usuários que fosse de utilização simples. Inicialmente pensei em procurar na Internet algumprograma[bb] específico, porém me lembrei da Assitência Remota, um recurso nativo do Windows, que muitos desconhecem/confundem com a Área de Trabalho Remota.

Embora ambos utilizem o protocolo RDP, porta 3389, o escopo de utilização é bem diferente. A Assistência Remota, permite que você realmente preste assistência remota ao usuário, permitindo chat[bb], envio de arquivos, interação com a área de trabalho[bb], etc. Além disto, o usuário consegue ver tudo o que você está fazendo na máquina dele, e precisa lhe dar permissão para isto.

A Área de trabalho remota, permite gerenciar uma máquina remotamente e não disponibiliza estes recursos de interação com o usuário.

Enfim, para utilizar a assistência remota, é necessário à partir da ajuda do Windows, gerar um convite, que pode ser enviado pelo messenger[bb], e-mail[bb]ou salvá-lo em um arquivo. Neste último caso, o arquivo precisa ser enviado para quem irá se conectar na máquina[bb].

O “problema”, é que gerar este convite pode ser confuso para alguns usuários, pois se faz necessário informar um nome para exibição no convite, uma senha e a validade do convite. Além disso, ele ainda teria que se virar para enviar este convite para a pessoa que iria conectar em sua máquina.

Pensando nisto, eu comecei a fuçar o AutoIt. Se você não conhece, vale a pena procurar saber do que se trata. Ele permite criar pequenos “scripts” que podem ser convertidos em programas executáveis (.exe) para automatizar tarefas no Windows. É uma linguagem simples e de fácil aprendizado. Além do mais, existem centenas de códigos prontos e que você pode ajustar para a sua necessidade. E o melhor: Tudo gratuito!

Com o auxílio do AutoIt, eu criei um programinha que ao ser executado, pergunta o nome e a máquina que deseja se conectar. Em seguida a conexão RDP da Assistência Remota é iniciada e pronto! Assistência remota sem convites!

Assim, eu consegui resolver o meu problema, e qualquer usuário poderá utilizá-lo sem nenhuma dificuldade.

Se você gostou, pode baixá-lo aqui. Depois, deixe seu feedback.

9 Responses to “Assistência Remota sem convites”


  1. 1 Eliziário setembro 21, 2010 às 7:19 am

    Bom dia Ricardo, achei super interessante a sua solução, pois tenho o mesmo problema.
    Talvez eu não tenha entendido, mas ao digitar um nome ou ip e teclar ‘ok’ não acontece nada. Poderia me dar uma dica de onde eu errei?
    Abraços.

    • 2 Ricardo Martins setembro 21, 2010 às 8:11 pm

      Olá Eliziário,
      Sim, basta informar o nome ou ip. No entanto, você deve certificar-se que o recurso da área de trabalho remota esteja habilitado e que não há nenhum problema com firewall.

      Para garantir, efetue um teste a partir do Windows mesmo. Se funcionar, teste com o utilitário que criei.

  2. 3 Macoy setembro 24, 2010 às 1:19 pm

    Caro ricardo gostei muito do aplicativo mais estou testando e está apresentanod erro, como deveria proceder. Poderia disponibilizar o codigo para visualizar aonde esta dando erro no meu aplicativo

  3. 5 Edson setembro 24, 2010 às 3:20 pm

    Muito massa Ricardo.
    O Windows tem uma opção nativa disto na Assistência Remota.
    Esta ferramenta só é encontrada no Windows XP Professional ou nas versões Equivalentes dos sucessores (Pro, Ultimate, Enterprise)

    hcp://CN=Microsoft%20Corporation,L=Redmond,S=Washington,C=US/Remote%20Assistance/Escalation/Unsolicited/unsolicitedrcui.htm

    Vá no INICIAR / EXECUTAR e execute o comando acima ou crie um atalho com ele.

    Também pode ser através da Ajuda, busque por
    “Oferecer Assistência”

    Massa!

  4. 7 Ricardo Martins setembro 24, 2010 às 7:46 pm

    Grande Edson!

    Estava testando aqui a sua sugestão, mas encontrei um problema.

    O que ocorre: Por padrão, este recurso só funciona se uma diretiva do sistema for alterada. Assim, fica inviável usar se o parque de máquinas for muito grande e você não estiver em ambiente de domínio onde possa configurar em todas as máquinas por GPO.

    À saber, a diretiva fica em:

    Computer Configuration > Administrative Templates > System > Remote Assistance > Offer Remote Assitance.

    Depois de habilitar, é necessário informar o usuário ou grupo que será o “Helper”.

    Lembrando que tudo isto deve ser feito na(s) máquina(s) que irão receber a assistência remota.

    Caso contrário, você verá uma mensagem de erro informando que “o acesso ao recurso solicitado foi desabilitado pelo administrador”.

    De qualquer forma, valeu pela sugestão!

  5. 8 Tavares dezembro 18, 2010 às 11:51 am

    ja estou procurando isto a muitos anos, mas mesmo seguindo os passos nao consegui..com o nome da maquina nao consigo e com o ip estou com algumas duvida que numero devo por.è mesmo o da maquina?o que achamos escrevendo no google “meu ip”???
    Tou com duvidas mas nao duvido do seu belo trabalho apenas nao quero desistir.me ajuda?


  1. 1 RSync para Windows | Ricardo Martins Trackback em setembro 7, 2010 às 6:34 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Visitantes

  • 240,979 Acessos

%d blogueiros gostam disto: