Escreva seus objetivos e metas

Sem dúvida alguma, nos dias de hoje, em que os apelos e as opções são muito variados, é preciso que todos tenhamos objetivos e metas claros e definidos para tudo o que fazemos.Sem esse foco, ficaremos à mercê do dia-a-dia, dos acontecimentos do cotidiano e não conseguiremos o que realmente desejamos. Esses objetivos e essas metas devem ser, sempre que possível, mensuráveis, funcionais e observáveis, isto é, devem ser possíveis de serem avaliados dentro de um determinado prazo, após sabermos seus resultados. Assim, as metas devem ser quantificadas, enquanto os objetivos podem ser comportamentais e observáveis.

Mas ter objetivos e metas não basta para alcançar sucesso. É preciso escrevê-los. Ao escrevermos, comprometemo-nos duplamente com eles, pois teremos um documento que nos fará responsáveis pelo que realmente desejamos.

Muita gente comete o erro de não escrever seus objetivos pessoais e profissionais. Digo erro,porque, depois de algum tempo, ou a memória nos trai ou, ao percebermos que não nos empenhamos o suficiente para atingir um desses objetivos, fazemos de conta que não queríamos realmente aquilo, uma vez que nada ficou registrado.

Escrever produz um efeito mágico: parece que estamos realmente fazendo um documento para o nosso futuro.  Depois de escrever, guarde o papel e releia-o de vez em quando. É importante, também, sempre estabelecer prazos, datas, valores, enfim, ser o mais claro e direto possível.

Muitas pessoas que conheço, ao escreverem seus objetivos, dividem-nos em diversos campos de atuação social – por exemplo: família, profissão, emprego, área financeira, amizades, etc – e definem metas e objetivos para cada uma dessas áreas.

Pare com o corre-corre  de sua vida por alguns instantes e escreva numa folha de papel seus objetivos e suas metas pessoais e profissionais. Faça isso em um local calmo. Pense bem antes de escrever. Depois, leia e releia o que escreveu; modifique o que achar necessário. Quarde esse registro em um local que só você saiba e releia-o de vez em quando. Você ficarám surpreso em ver como as cosias certas comecação a acontecer, em direção aos objetivos e às metas traçados por você. Eu falo por experiência própria, experimente também!

Anúncios

5 Responses to “Escreva seus objetivos e metas”


  1. 1 Ni novembro 1, 2009 às 9:56 pm

    Acho fundamental essa forma de planejamento, conheço muita gente que usa o procedimento! Muito legal, mas muitas vezes esquecemos de utilizar essa tática, foi muito bem colocada!!

  2. 2 Gilberto novembro 2, 2009 às 4:05 pm

    Encontrei seu site por acaso, porém me interessou muito seus comentários, e este método em especial que você comentou… também estou estudando Rede, começei a faculdade relativamente tarde (34 anos), trabalho em uma multinacional onde tem muitos garotos bem mais novo que eu, que mesmo não tendo a minha experiência tem um curricula mais completo…por isso é muito importante para mim medir com cuidados meus passos….. não posso me arriscar a pular sem a certeza de que o parequedas vai abrir rss… mas por outro lado não posso perder mais neim um minuto parado..

    parabéns a abraços.


  1. 1 Escreva seus objetivos e metas « JBtecidos Trackback em outubro 14, 2009 às 11:25 am
  2. 2 Cuidado com o hábito de procrastinar | Ricardo Martins Trackback em março 3, 2010 às 7:41 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Visitantes

  • 241,824 Acessos

%d blogueiros gostam disto: