Configurando o Serviço de NAT no RRAS (Serviço de Roteamento e Acesso Remoto) no Windows 2000 e 2003

Autor: Danilo Montagna

Esse artigo explicará umas das dicas mais procuradas entre administradores de redes e profissionais do ramo que tenham links de Internet ADSL, Dedicado, etc, no intuito de compartilhar o acesso a Internet com os outros computadores de uma mesma rede interna.

O primeiro passo é verificar sua conectividade com a Internet, para isso você irá precisar de duas placas de redes: a primeira será utilizada para a sua rede Internet local e a segunda será utilizada para o acesso a Internet. Após isto, vá em Ferramentas Administrativas (Administrative Tools) > Roteamento e Acesso Remoto (Routing and Remote Access) > Servidor (Local) > Roteamento IP (IP Routing) e clique em Geral (General) > Novo Protocolo de Roteamento (New Routing Protocol), como mostra a imagem abaixo:

Após clicar no item mostrado acima, você terá que selecionar o Protocolo NAT (TELA 2): selecione a opção (Conversão de endereços de rede (NAT) e clique em OK, isso irá adicionar essa opção na guia Roteamento IP (IP Routing).

Agora só falta especificar a interface de rede que será o GATEWAY da rede interna, que neste caso seria sua placa de rede interna e a interface de rede que dará o acesso direto a Internet. Na guia Conversão de endereços de rede (NAT) que foi acrescentada agora, clique com o botão direito do mouse e escolha Nova Interface (New Interface), selecionando a interface que se refere à sua placa de rede interna. Clique em OK.

Na TELA 3 você deverá selecionar a opção Interface privada conectada à sua rede privada (Private interface conected to the private network) e clicar em OK, como mostrado na figura ao lado.

Clique novamente na guia Conversão de endereços de rede (NAT) e clique com o botão direito do mouse escolhendo Nova Interface (New Interface). Selecione a interface que se refere a sua placa de rede externa (Placa que permite o acesso direto à Internet) e clique em OK.

Na TELA 4 que irá aparecer, selecione a opção Interface pública conectada à internet (Public interface conected to internet), selecione a opção Converter cabeçalhos TCP/UDP (recomendado) Translate TCP/UDP headers (recommended) e clique em OK, como mostrado na figura aolado.

OK, a partir deste ponto, seu servidor já esta configurado para fornecer o serviço de NAT (Network Address Translation).

Observação: é possível também utilizar o NAT como servidor de DHCP, caso você ainda não tenha configurado um pelo Windows 2000 Server.

Anúncios

0 Responses to “Configurando o Serviço de NAT no RRAS (Serviço de Roteamento e Acesso Remoto) no Windows 2000 e 2003”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Visitantes

  • 241,812 Acessos

%d blogueiros gostam disto: